SESSÕES PLENÁRIAS

Depois de uma formação inicial em matemática e física fundamental (École Polytechnique, Paris), Bruno Falissard envolveu-se em estudos médicos e especializou-se em psiquiatria infantil e adolescente em 1991.

O seu doutoramento foi em bioestatística e o seu pós-doutoramento em métodos psicométricos e exploratórios.

Foi professor assistente em psiquiatria infantil e adolescente em 1996-1997, professor associado em Bioestatística em 1997-2002 e professor de saúde pública a partir de 2002.

Está à frente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade de Paris do Sul e encabeça o “Centro de pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População” (500 membros). É co-autor de mais de 400 artigos e autor de 4 livros.

As suas áreas de investigação são sobre metodologia e epistemologia da pesquisa clínica. É membro da Academia Francesa de Medicina.

Licenciou-se em Matemática Aplicada-Estatística e Computação, (1976) pela FCUL, doutorou-se (1990) pela FCT/UNL e fez a agregação (2003) em Matemática/Estatística.

Desde 2005 é professora catedrática do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. Além de docente e investigadora, com colaboração noutras instituições do ensino superior, incluindo em Angola e Cabo Verde, foi presidente do Departamento de Matemática e vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho de Escola do ISA. 

Foi presidente da Comissão Organizadora do VIII Congresso da SPE e tem pertencido a Comissões Científicas de vários Congressos nacionais e internacionais.

Foi membro da direção da SPE e é membro do CEAUL. Tem trabalhos de investigação científica nas áreas de Valores Extremos, Simulação e Estatística Computacional e publicou recentemente o livro Introdução à Estatística e à Probabilidade com Utilização do R, ISAPress.

rosario

Maria do Rosário Oliveira
Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutoramento em Matemática pelo Instituto Superior Técnico, com tese em estatística robusta.

Mestrado e licenciatura em Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico.

Professora Auxiliar no Departamento de Matemática (IST), e investigadora no Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT).

Participa em vários projetos nacionais e internacionais. As suas principais áreas científicas de interesse ciência de dados, análise multivariada robusta e análise de dados simbólicos.

walter

Walter J. Radermacher
Presidente da FENStatS, Universidade de Roma, Itália

Walter J. Radermacher foi Diretor Geral do Eurostat e Chefe de Estatística da União Europeia entre 2008 e 2016.

Trabalhou no Destatis, o Escritório Federal Alemão de Estatísticas, por 30 anos, finalmente como Presidente e Diretor Federal de Devoluções.

Foi o primeiro Presidente do Comité de Peritos em Contabilidade Económica Ambiental da ONU (UNCEEA) entre 2005 e 2008.

Desde 2017 é investigador do Departamento de Ciências Estatísticas, Universidade Sapienza, Roma e Presidente da FENStatS, a Federação de Sociedades Europeias de Estatística Nacional.

Copyright © 2019 SPE - XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA

Escola Superior de Tecnologia e Gestão | Politécnico do Porto